Canal Eleva

O Canal Eleva é uma plataforma online que disponibiliza vídeo-aulas para os alunos das escolas do grupo Eleva Educação e parceiros.

Canal Eleva

Como o Canal Eleva funciona?

Para acessar, os alunos precisam passar pelo login unificado do Portal Eleva. Clicar no link reservado do Canal Eleva da escola em que estuda - ex.: Um aluno do Colégio Pensi fará o login no Portal Eleva e após estar logado, ele verá o portal educacional do Colégio Pensi e terá um link de acesso ao Canal Eleva.

No caso do professor, além do procedimento ser o mesmo, existe a possibilidade de publicar vídeo-aulas das suas disciplinas através de um link (reservado) no perfil do mesmo.

O principal problema a ser resolvido pelo Canal Eleva é disponibilizar o conteúdo educacional através das séries e ser uma base de conhecimento sólida para o aluno no pós sala de aula.

Canal Eleva 1.0

A primeira versão do Canal Eleva foi muito celebrada pela Eleva Educação e foi uma conquista. Ter praticamente todos os anos com aulas digitalizadas foram fundamentais para o momento da pandemia (Covid-19) onde a população passou por restrições sanitárias e isso impactou no modelo de aulas: antes presencial, durante o início da pandemia, aulas remotas.

P.S.: Eu não trabalhei no Canal Eleva v1, somente no Canal Eleva v2.

Tecnologicamente falando, a plataforma foi desenvolvida utilizando KnockoutJS no front-end e C# no back-end.

Canal Eleva v1
Arquivo do Figma: Canal Eleva 1.0

Canal Eleva 2.0

O Canal Eleva foi atualizado tecnologicamente para o Angular 9/10 no front-end e .NET Core no back-end. Além disso, houve uma atualização da identidade visual, com os componentes utilizados seguindo o novo padrão definido pelo Fibo, o novo Design System criado pela Eleva Educação.

O projeto de evolução tecnológica e de redesign teve a duração de 1 mês. O processo em si do redesign durou 2 semanas.

Canal Eleva 2.0 - Mockup da versão mobile

Qual foi o meu papel neste projeto?

Fui o designer responsável pela UX e UI durante o processo de redesign do Canal Eleva. Levando em consideração a janela de tempo disponível e a oportunidade de evoluir a experiência do usuário, optei por começar pelo processo de discovery, entrevistando alunos e professores para descobrir qual era o ponto de dor ao utilizar o Canal Eleva.

Foram entrevistadas 5 pessoas, dos seguintes perfis: alunos (3), professores (1), analistas de help desk que oferecem suporte a plataforma (1).

Resultado da reunião com o aluno

Resultado da reunião com o aluno

O resultado foi que a plataforma atual não era tão precisa no processo de localização do vídeo que o aluno precisava ver e que isso fazia com que não fosse atrativo continuar estudando assistindo vídeos em casa.

Além disso, os alunos evitavam usar o telefone para assistir os vídeos e não tinha a ver com a qualidade da gravação, mas com a experiência do usuário ao localizar o vídeo que eles precisavam ver relativo a aula que tinham estudado no dia.

Partindo dessas informações, foram feitas perguntas sobre os sites, plataformas e aplicativos que os usuários mais gostam e qual era o motivo para a admiração deles. O resultado apontou para as facilidades de uso que as principais plataformas de streaming oferecem.

Benchmarking - Análise competitiva dos principais concorrentes

Benchmarking - Análise competitiva dos principais concorrentes

Essa etapa de discovery orientou a coleta de informações dos concorrentes (via Benchmarking) e facilitou a tomada de decisão sobre qual caminho seguir após ter feito rascunhos (wireframing) e discutido a viabilidade de implementação de algumas novas funcionalidades junto aos desenvolvedores.

E em termos decisórios, optamos por dar ênfase aquilo que todos iriam ver primeiro, o Canal Eleva propriamente dito, ao invés de fazer a parte administrativa de cadastramento de vídeos simultaneamente.

Conclusão

Em função de ter um Design System com componentes prontos, a adaptação das ideias levantadas no papel foram rapidamente traduzidas dentro do Figma, de maneira que foi apresentado imediatamente aos usuários e aos stakeholders decisórios, permitindo coletar dados em tempo real e fazermos iterações sobre o que poderia ser modificado e implementado naquele instante junto ao time.

A coleta do feedback visual e experiência do usuário foi através de uma sessão com todos os envolvidos para a apresentação do layout na primeira vez e fornecendo links específicos para que os usuários pudessem navegar posteriormente.

Com isso, chegamos ao fluxo finalizado na versão desktop e mobile, como vocês podem ver a seguir.

Versão Mobile - Figma

(Figma: Versão Mobile)

Quais foram os resultados a partir desse trabalho?

Aumento da satisfação dos usuários (medido via NPS). O Canal Eleva se tornou case no grupo Eleva Educação sobre velocidade de implementação, atualização de tecnologia e economia de recursos ao migrar da estrutura anterior para a nuvem.

O acesso aos vídeos foi otimizado para dispositivos móveis após a mudança de provedor de hospedagem. Os professores gravaram novas aulas com novos equipamentos e a qualidade dos vídeos aumentou.

Voltar para a HomeVisitar próximo projeto